quinta-feira, 26 de maio de 2011

Normal vs Natural


" Daqui a vinte anos você vai estar mais desapontado pelas coisas que você não fez , do que pelas que você fez . Então jogue fora as bolinas . Navegue para longe do porto seguro .Agarre o vento em suas velas . Explore , Sonhe , Descubra "
Mark Twain


Hoje vou falar de dois conceitos bem simples , porém que são extremamente mal interpretados .

Eu ouvi muitas pessoas falarem que o natural , é ser você mesmo , pensar , agir , sentir , ver e entender o mundo , como costuma fazer .

Porém isto não é verdadeiro .

O que a gente costuma fazer , está muito longe do que é natural pra nós .

Olha , existe um conceito chamado de " Fragmentação do ser " , que diz basicamente que nós divimos em : duas , três , quatro ou mais personalidades que vivem em conjunto . Cada momento uma sobressaindo , dependendo da situação que nos confrontamos .

Pra facilitar , vou simplificar o processo ... Considerarei apenas DUAS personalidades .

A primeira é a visão de quem você quer ser . Aquele homem com facilidade na terra das mulheres , que se move com facilidade pelo mundo , que conquista o seus sonhos , um gigante interior cheio de propósito e certeza , alguém fardado ao sucesso e a felicidade .

A segunda é o que o mundo vê em você . Ou seja , como as outras pessoas percebem quem você é . A persona , a máscara social , o teatro da vida em toda sua forma . O nosso lado bonzinho , o nosso lado que tenta mentir , que tenta usar de artifícios e jogos , o nosso lado que tenta ao máximo conquistar o poder - porque se acha muito fraco , e teme sua própria existência .

A verdade é que normalmente , ficamos no meio dessas duas personalidades . Como um equilibrista em uma corda bamba , em um estado constante de atenção e estresse .




Sabe qual é a definição de integridade ?

É estar UNÍSONO ,ou seja , escolher um caminho , escolher um conjunto de valores , e não importa o que , os fatores externos não são considerados , ....você sempre agirá conforme esse código moral .

Em outras palavras , isto significa escolher a primeira personalidade , e apagar a segunda . Ou pelo menos quando usar a máscara social ter plena consciência de que a está usando .

A consciência ( ou seja , a percepção daquele ato ) é a luz que clareia os rostos , e derruba fantasias .

Eu costumo me lembrar de uma noite no carnaval de Diamantina ... Naquela multidão me perdera dos amigos , e estava andando sozinho pelas ruas , a passos da casa onde estava hospedado ouço uma garota chamando o meu nome " Henrique ! Henrique " ela gritava ... uma garota que nunca tinha visto na minha vida , gritando o meu nome ...

a única coisa que pensei na hora foi " Bom , ela é bonita ... sabe do que mais , foda se " , não tinha nada a perder , fui até ela , brinquei , falei meia dúzia besteiras sem nexo , descobri que no dia anterior bêbado havia brincado com elas .. Ela e amiga riam ... comecei a me animar , fomos dar uma volta .. e elas continuam rindo , se divertindo ... de repente entrei em um estado paralelo , parecia que era uma espécie de universo de ouro , em que tudo que eu falava era perfeito ... As piadas certas , na hora exata , estava " on fire " , era como se o universo estivesse plenamente em minhas mãos , e tudo de alguma forma , maravilhosamente dava certo ...

Garotos chegavam nelas por todos os lados , mas não existe o menor pingo de perigo ou medo de minha parte , continuava rindo ... afinal o mundo era meu , por que eu temeria ? Pode se dizer que era quase como uma confiança cega , ou uma crença de 100 porcento que eu era simplesmente O cara .

No final da noite , eu acabei ficando com as duas numa noite linda , elas ainda cozinharam pra mim e me deixaram dormir na cama delas .

Foi lindo . Um momento radiante na minha vida, como se estivesse realmente vivo , completo e satisfeito por alguns instantes ....

Eu contei toda essa história porque sempre que penso neste momento , eu percebo que Aquele era o meu Estado NATURAL , apesar de normalmente eu não ser assim .

Eu gostaria que vocês se lembrassem de momentos assim , em que realmente se sentiram vivos e compelidos para algo maior que a mediocridade do dia a dia ( do normal ) , algo além , um futuro radiante e puramente belo .

2 comentários:

Rodrigo disse...

Coé Henrique! Abri o blogger para escrever sobre a noite anterior e tirar um aprendizado, e por acaso percebi que você acabou de postar. Muito legal cara, curti.

Tenho que ir nesse carnaval de Diamantina também hahah.

Abração!

Augusto Tontini Triana disse...

E ae cara, quando vai postar novamente?? Adoro seus posts! Tenho aprendido muito lendo seu blog! ^^

Abraços, Kurt.