terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lições de Casanova


Acabo hoje, de ler "As memórias de Casanova ".

10 volumes , mais de 3 mil páginas e um ano passado . Viajei e aprendi muito , mudei fisicamente e mentalmente . E fico agradecido pela inspiração das palavras deste grande aventureiro !

Ao final ele diz " vivi como um filósofo , e morro como um cristão " .

Sim , um verdadeiro filósofo , digno de comparação a Voltaire , Rosseau ou qualquer um dos grandes de seu tempo .

Talvez lhe tenha faltado moderação . Razão de sua ruína , financeira e moral , ao final da vida .

Quis continuar as aventuras e conquistas , mesmo após os 45 anos ( idade do descanso no século XVIII ) . Incansável e aventureiro até o fim .

Nasceu com nada . Conquistou fortuna , através da educação e da ousadia .

Ousadia esta , que o levou a se enamorar de duas freiras . Entre as quais , a amante do embaixador francês . Este transformado em grande amigo , abriu as portas para a monarquia francesa ( o centro da riqueza européia na época ) .


Algo que sempre me surpreendeu foi o seu amor e paixão sinceras pelas sua amantes . Foram muitas e consecutivas , concordo . Porém , ele tinha uma espécie de código secreto , de sempre deixa las em situação melhor do que quando as encontrava .

Durante sua estada na Inglaterra , este vivamente apaixonada por Paulina . Deixou a , não antes de lhe arranjar : um bom marido , arrumar o perdão para retornar a sua terra natal em Portugal e reencontrar a sua família , além de lhe oferecer a bolsa para as despesas de viagem . Um verdadeiro sacrifício , feito com grandes lágrimas nos olhos e peso no coração .

Agora , julguem o libertino se quiserem , depois de tantas provas de amor . Amor este , que me atrevo a dizer , muito maior que a maioria dos que são monogâmicos ou santificados pela instituição do casamento .

Reis , marquesas , condes , embaixadores , ricos comerciantes e banqueiros . Filho de uma atriz ( lê se meretriz no século XVIII ) , e bastardo de pai . Considerado feio e baixo por natureza . Com suas maneiras e grande educação ( este era um auto ditada ) . Conquistou , o coração e as mente , de grandes senhores e senhoras por toda Europa .

Desde a grande Catarina da Rússia , ao Marquês de Pombal em Portugal , passando por sua excelência o Papa , o sultão da Turquia , e o rei da França Luis XV . Este mero plebeu , trocou boas conversas com todos .

Um rastro de conquistas , e de mulheres que o amaram para o resto da vida . Este foi o maior legado , deste grande aventureiro cuja sua maior riqueza , era seu espírito .


Eu tiro o chapéu pra você !

meu amigo , Casanova .

Nenhum comentário: