sábado, 15 de maio de 2010

Vagabundo Profissional

(Vídeo de Christoph Rehage )

Realmente eu não sei o que escrever neste post .

Tem tanta coisa acontecendo simultâneamente , tantos projetos encaminhados e pequenas aventuras ao longo da vida . Que chega até dar preguiça escrever tudo .

Afinal , tudo acaba tendo um grau de importância semelhante . É como se fosse ir a uma loja , gostar de tudo e não saber o que escolher para caber na sua fatura do cartão.


O que posso é dar uma palhinha dos meu grandes projetos . Espero que eles sirvam de exemplo e principalmente motivação para vocês - assim como são para mim - .

Obs : Eu não sou milionário , nem mesmo tenho salário . Porém com leituras recentes de materiais como : o blog do Rolf Potts, e o livro do Victor . Descobri como fazer para viajar e curti com grana limitada .E é justamente sobre esse "dinheiro não é obstáculo " que vou falar com vocês ..

Vamos ao projetos !

- Comprar um relógio Omega



Se vocês checarem na internet ,este relógio ( original e novo ) custa cerca de 6 a 10 mil reais .

Porem como eu farei para compra exatamente o mesmo relógio por 1800 reais ??

Porém na UE , este mesmo relógio custa em torno de 2300 reais .

Agora adicione o desconto de 12 porcento do Detax , o que dá uns 2020 reais .

Este é o valor mínimo . Se você pagar a vista e em dinheiro . Ainda dá pra negociar - com sua boa lábia - o desconto do cartão de crédito ( em geral as empresas de cartão cobram coisa de uns 5 porcento , em cima do valor do produto comprado pelo cliente ) com o gerente .

Deixando ao final , o valor em torno de uns 1900 .

Desconto final = 4 mil reais +

( Mostrei isso como demonstração de coisas que parecem impossíveis para nós . Podem ser conseguidas . Bastando mudar o foco de atuação e usando o princípio da mudança de espaço no globo terrestre . )

Agora , se você ainda estiver se perguntando " E como raios consigo 1900 reais ? "

Minha resposta é simples " Arrume um estágio ou emprego de meio período . E junte por alguns meses , que facilmente você consegue " .

Parafraseando algum autor que esqueci o nome : "Onde tem vontade , tem caminho "


- Fazer um ménage , ou no mínimo pegar 5 escandinavas em 3 dias




Assim como no item anterior ... Vocês , inteligentes leitores , devem ter reparado , que para realização de ambos , terei eu que estar na UE .

Neguinho fala de Ibiza , de Riviera francesa ... e etc . Mas vamos se práticos e objetivos !

Quer mulher boa ? Estilo loirinha peituda de olhos claros ?

Não se desvie ! vá logo para escandinávia .

Agora primeiro de tudo ... Como faço pra ir lá , me hospedar e me alimentar da forma mais barata possível ?

Ahhh ai entra um pouco de experiência , e um pouco de jeitinho . Vamos lá ...

Passagem aérea ?

Veja a passagem mais barata que tiver para Europa ( não importa aonde ) . E deste destino ( seja onde for ) compre uma passagem barata pela Ryan air ou outra operadora de baixo custo .


Me hospedar ?

Você tem 2 opções :

Ou faz um perfil maneirissimo em sites como Coachsurfing e Hospitality club , e pedi uma hospedagem gratuita

Ou manda ver num hostel mesmo .

Comer ?

Esqueça restaurantes . Alimento bom e barato é sanduiche feito de compras num bom , velho e barato supermercado .

Seguro saúde ?

Uma boa parte dos cartões internacionais cobre seguro saúde . Bastando para isso você mudar para um planinho um pouco mais caro ( coisa de uns 200 a mais por ano , o que é até menos , do que se você fosse pagar um seguro, pra digamos 1 mês ) . Se você não tem esse "know how " para adquirir um cartão internacional - como eu - , se associe a alguém que já tenha um ( pode ser mãe , pai , tio , padrinho, periquito , papagaio ... ) .

Final das contas ... Você vai acabar gastando tanto para ir na Suécia , do que para fazer uma viagem no estilo " tradicional " para o Nordeste , Rio ou Floripa por exemplo .

- Viagem na faixa para Serra Gaúcha e Floripa :

(Posh - Erick Morillo )

Em boa parte das universidades existem encontros nacionais , estaduais ... etc de estudantes .

Encontros estes que bastando apresentar um pequeno projeto ( algo simples , como a apresentação de um poster ou um relatório de algum tipo ) meses antes para a secretaria de seu curso . Normalmente as faculdades já tem uma verba destinada a "patrocinar " esses estudos .

Resultado , você viaja de graça ( auxílio alimentação e transporte . Além de muitas vezes acomodação nas próprias faculdades ) , ganha diploma de participação ( turbinando o seu currículo ), e ainda pode matar aulas na faculdade sem receber faltas .

Pois bem , esse ano o meu curso tem um desses encontros no Sul do país . O encontro é em Setembro , então espertamente , já estou preparando para apresentar o meu trabalho até Junho .

Vou dizer sinceramente que o meu trabalho não é nada de mais . Porem como fiz amizade com um dos monitores ( com quem trabalho no estagio ) , ele já me deu o seu aval .

Tendo o seu aval é quase certo da faculdade aceitar . Resultado , patrocínio a vista para curtir no sul do país , durante e após o evento .

( Obs : Se você já é graduado existem um enorme numero de programas para mestrado com bolsa no exterior . Bastando para isso ter uma boa nota no IELTS e no TOEFL . Além de outros milhares de oportunidades de intercâmbio e bolsa nas universidades . )

- Alugar uma Ferrari



Pense numa coisa que se você fizesse iria ficar muito feliz ...

Algo como um desafio pessoal , cuja concretização seria uma prova definitiva da sua "auto fodacidade" ..

Algo que você vai ter orgulho de contar e inspirar para os seus netos ..

Bom , depois da vez que saltei de para quedas . Me surgiu um novo desafio em mente :

Andar de Ferrari !

me visualizo numa auto estrada a beira mar , por do sol de fundo , eu com pé de tijolo no acelerador , óculos escuros , e uma linda modelo com vestido curtinho e toda arrumada ... tipo maravilhosa do meu lado ..

Agora você deve estar se pensando

" Até agora tudo bem . Mas alugar uma Ferrari ?? e uma modelo ??
Numa ALTO ESTRADA A BEIRA MAR ??!!
Henry você ficou louco ! isso já é demais "

Bom , eu também achava isso . E continuava a pensar

"Como um Estudante sem um tostão furado no bolso como eu poderia realizar esse sonho ??"

Até que de tanto perguntar , me veio a resposta !

E ela se chama " Work experience " .

Que é basicamente um tipo de visto pra trabalho , concedido pelos EUA ( entre os meses de Dezembro a Março ) para estudantes universitários de 18 a 28 anos .

Perfeito ! eu andei pesquisando e falando com amigos que já realizaram o programa . E descobri que dá pra facilmente cobrir as despesas e sobrar uns 800 dólares , fazendo o programa normal .

Porém 800 dólares é pouco . Andei pesquisando só pra alugar uma ferrari no mínimo é coisa de 1200 dólares .

O que fazer ?

De novo recorrendo a amigos que já foram aos EUA descobri 2 coisas :

Primeira ) Tendo o visto de trabalho em mãos , você pode arranjar la outro trabalho- obs , antes que perguntem , é um visto para trabalho operacional , ou seja , trabalhos mais simples - .


Segundo ) Um garçom e um bar back , contando com gorjetas , ganham coisa de uns 2mil dólares . O bom que por serem trabalhos noturnos , é uma ótima opção de segundo emprego . E trabalhando um meio período , dá pra cobrir de longe as minhas despesas extras ( incluindo alugar uma ferrari ) .


Pronto ! É assim que sem um tostão no bolso e muito disposição , você aluga uma Ferrari .

Outros projetos :

(Estes eu falarei de forma superficial , já que não representam desafios tão " exóticos " )


- Aprender a dançar forró . Fazer um pequeno curso de teatro e fono . Tudo isto com intuito de me expressar melhor . A fono será paga pelo plano de saúde , e o forró e o teatro só pretendo fazer por 2 meses . Então custos aceitáveis no meu bolso .

- Tirar a carteira de motorista. Logicamente que para alugar uma ferrari , preciso tirar a carteira antes . Sem falar que é um instrumento de independência pessoal .


- Ir a um retiro e estudar arte ( provavelmente Espanha e Itália ) . Este é um projeto só pra daqui a 1 ou 2 anos . Mas já estou pensando em como vou fazer . No futuro conto mais ..


Espero que tenham se inspirado pelos meus projetos pessoais , a criar , o seus próprios projetos . Além de ter ajudado a acabar com a crença limitadora de que viagens e certos sonhos são impossíveis , seja por questões financeiras , seja por que for ...

Um grande abraço , e paz profunda para todos .

Henry


Nenhum comentário: