(Vídeo de Christoph Rehage )
Realmente eu não sei o que escrever neste post .
Tem tanta coisa acontecendo simultâneamente , tantos projetos encaminhados e pequenas aventuras ao longo da vida . Que chega até dar preguiça escrever tudo .
Afinal , tudo acaba tendo um grau de importância semelhante . É como se fosse ir a uma loja , gostar de tudo e não saber o que escolher para caber na sua fatura do cartão.
O que posso é dar uma palhinha dos meu grandes projetos . Espero que eles sirvam de exemplo e principalmente motivação para vocês - assim como são para mim - .
Obs : Eu não sou milionário , nem mesmo tenho salário . Porém com leituras recentes de materiais como : o blog do Rolf Potts, e o livro do Victor . Descobri como fazer para viajar e curti com grana limitada .E é justamente sobre esse "dinheiro não é obstáculo " que vou falar com vocês ..
Vamos ao projetos !
- Comprar um relógio Omega
Se vocês checarem na internet ,este relógio ( original e novo ) custa cerca de 6 a 10 mil reais .
Porem como eu farei para compra exatamente o mesmo relógio por 1800 reais ??
Porém na UE , este mesmo relógio custa em torno de 2300 reais .
Agora adicione o desconto de 12 porcento do Detax , o que dá uns 2020 reais .
Este é o valor mínimo . Se você pagar a vista e em dinheiro . Ainda dá pra negociar - com sua boa lábia - o desconto do cartão de crédito ( em geral as empresas de cartão cobram coisa de uns 5 porcento , em cima do valor do produto comprado pelo cliente ) com o gerente .
Deixando ao final , o valor em torno de uns 1900 .
Desconto final = 4 mil reais +
( Mostrei isso como demonstração de coisas que parecem impossíveis para nós . Podem ser conseguidas . Bastando mudar o foco de atuação e usando o princípio da mudança de espaço no globo terrestre . )
Agora , se você ainda estiver se perguntando " E como raios consigo 1900 reais ? "
Minha resposta é simples " Arrume um estágio ou emprego de meio período . E junte por alguns meses , que facilmente você consegue " .
Parafraseando algum autor que esqueci o nome : "Onde tem vontade , tem caminho "
- Fazer um ménage , ou no mínimo pegar 5 escandinavas em 3 dias
Assim como no item anterior ... Vocês , inteligentes leitores , devem ter reparado , que para realização de ambos , terei eu que estar na UE .
Neguinho fala de Ibiza , de Riviera francesa ... e etc . Mas vamos se práticos e objetivos !
Quer mulher boa ? Estilo loirinha peituda de olhos claros ?
Não se desvie ! vá logo para escandinávia .
Agora primeiro de tudo ... Como faço pra ir lá , me hospedar e me alimentar da forma mais barata possível ?
Ahhh ai entra um pouco de experiência , e um pouco de jeitinho . Vamos lá ...
Passagem aérea ?
Veja a passagem mais barata que tiver para Europa ( não importa aonde ) . E deste destino ( seja onde for ) compre uma passagem barata pela Ryan air ou outra operadora de baixo custo .
Me hospedar ?
Você tem 2 opções :
Ou faz um perfil maneirissimo em sites como Coachsurfing e Hospitality club , e pedi uma hospedagem gratuita
Ou manda ver num hostel mesmo .
Comer ?
Esqueça restaurantes . Alimento bom e barato é sanduiche feito de compras num bom , velho e barato supermercado .
Seguro saúde ?
Uma boa parte dos cartões internacionais cobre seguro saúde . Bastando para isso você mudar para um planinho um pouco mais caro ( coisa de uns 200 a mais por ano , o que é até menos , do que se você fosse pagar um seguro, pra digamos 1 mês ) . Se você não tem esse "know how " para adquirir um cartão internacional - como eu - , se associe a alguém que já tenha um ( pode ser mãe , pai , tio , padrinho, periquito , papagaio ... ) .
Final das contas ... Você vai acabar gastando tanto para ir na Suécia , do que para fazer uma viagem no estilo " tradicional " para o Nordeste , Rio ou Floripa por exemplo .
- Viagem na faixa para Serra Gaúcha e Floripa :
Encontros estes que bastando apresentar um pequeno projeto ( algo simples , como a apresentação de um poster ou um relatório de algum tipo ) meses antes para a secretaria de seu curso . Normalmente as faculdades já tem uma verba destinada a "patrocinar " esses estudos .
Resultado , você viaja de graça ( auxílio alimentação e transporte . Além de muitas vezes acomodação nas próprias faculdades ) , ganha diploma de participação ( turbinando o seu currículo ), e ainda pode matar aulas na faculdade sem receber faltas .
Pois bem , esse ano o meu curso tem um desses encontros no Sul do país . O encontro é em Setembro , então espertamente , já estou preparando para apresentar o meu trabalho até Junho .
Vou dizer sinceramente que o meu trabalho não é nada de mais . Porem como fiz amizade com um dos monitores ( com quem trabalho no estagio ) , ele já me deu o seu aval .
Tendo o seu aval é quase certo da faculdade aceitar . Resultado , patrocínio a vista para curtir no sul do país , durante e após o evento .
( Obs : Se você já é graduado existem um enorme numero de programas para mestrado com bolsa no exterior . Bastando para isso ter uma boa nota no IELTS e no TOEFL . Além de outros milhares de oportunidades de intercâmbio e bolsa nas universidades . )
- Alugar uma Ferrari
Pense numa coisa que se você fizesse iria ficar muito feliz ...
Algo como um desafio pessoal , cuja concretização seria uma prova definitiva da sua "auto fodacidade" ..
Algo que você vai ter orgulho de contar e inspirar para os seus netos ..
Bom , depois da vez que saltei de para quedas . Me surgiu um novo desafio em mente :
Andar de Ferrari !
me visualizo numa auto estrada a beira mar , por do sol de fundo , eu com pé de tijolo no acelerador , óculos escuros , e uma linda modelo com vestido curtinho e toda arrumada ... tipo maravilhosa do meu lado ..
Agora você deve estar se pensando
" Até agora tudo bem . Mas alugar uma Ferrari ?? e uma modelo ??
Numa ALTO ESTRADA A BEIRA MAR ??!!
Henry você ficou louco ! isso já é demais "
Bom , eu também achava isso . E continuava a pensar
"Como um Estudante sem um tostão furado no bolso como eu poderia realizar esse sonho ??"
Até que de tanto perguntar , me veio a resposta !
E ela se chama " Work experience " .
Que é basicamente um tipo de visto pra trabalho , concedido pelos EUA ( entre os meses de Dezembro a Março ) para estudantes universitários de 18 a 28 anos .
Perfeito ! eu andei pesquisando e falando com amigos que já realizaram o programa . E descobri que dá pra facilmente cobrir as despesas e sobrar uns 800 dólares , fazendo o programa normal .
Porém 800 dólares é pouco . Andei pesquisando só pra alugar uma ferrari no mínimo é coisa de 1200 dólares .
O que fazer ?
De novo recorrendo a amigos que já foram aos EUA descobri 2 coisas :
Primeira ) Tendo o visto de trabalho em mãos , você pode arranjar la outro trabalho- obs , antes que perguntem , é um visto para trabalho operacional , ou seja , trabalhos mais simples - .
Segundo ) Um garçom e um bar back , contando com gorjetas , ganham coisa de uns 2mil dólares . O bom que por serem trabalhos noturnos , é uma ótima opção de segundo emprego . E trabalhando um meio período , dá pra cobrir de longe as minhas despesas extras ( incluindo alugar uma ferrari ) .
Pronto ! É assim que sem um tostão no bolso e muito disposição , você aluga uma Ferrari .
Outros projetos :
(Estes eu falarei de forma superficial , já que não representam desafios tão " exóticos " )
- Aprender a dançar forró . Fazer um pequeno curso de teatro e fono . Tudo isto com intuito de me expressar melhor . A fono será paga pelo plano de saúde , e o forró e o teatro só pretendo fazer por 2 meses . Então custos aceitáveis no meu bolso .
- Tirar a carteira de motorista. Logicamente que para alugar uma ferrari , preciso tirar a carteira antes . Sem falar que é um instrumento de independência pessoal .
- Ir a um retiro e estudar arte ( provavelmente Espanha e Itália ) . Este é um projeto só pra daqui a 1 ou 2 anos . Mas já estou pensando em como vou fazer . No futuro conto mais ..
Espero que tenham se inspirado pelos meus projetos pessoais , a criar , o seus próprios projetos . Além de ter ajudado a acabar com a crença limitadora de que viagens e certos sonhos são impossíveis , seja por questões financeiras , seja por que for ...
Um grande abraço , e paz profunda para todos .
Henry
Nenhum comentário:
Postar um comentário