sábado, 12 de dezembro de 2009

Voz cristalina



Tempo leitura partes marcadas : 2 minutos
Tempo de leitura total : 6 minutos

No passado a voz fraca era um dos meus maiores pontos fracos , as pessoas pediam pra repetir o que estava falando , as mulheres ignoravam a voz passiva e aguda ( sinais de pouca dominancia e confiança ) , nas apresentações do colégio todo mundo olhava pra um ponto no infinito ou dormiam ... enfim um pesadelo .

Como parte do "Pacote de Bonûs para Fim de ano " , desta vez fiz uma tradução exclusiva em português do melhor material super foda do Style ( Neil Strauss ) - eleito diversas vezes melhor artista da sedução do mundo , autor do best seller A Bíblia da sedução e PUA mais famoso do mundo - pra aprimoramento e projeção de voz.

Style :

Com a ajuda de vários voice coachs , eu peguei 5 exercícios montados para eliminar as fraquezas do seu discurso e trazer a sua mais total, poderosa voz .

Antes de começar essa atividade , você vai precisar :

Um espelho
Um gravador de voz , or computador com microfone
Uma àrea aberta onde você possa falar alto


O BÁSICO

Existem dois fatores que fazem toda a diferença entre um bom orador e um ruim : respiração e postura.

Respirar profundamente antes de voce falar enche os seus pulmões com ar , permitindo à você oferecer poder/força total para as suas palavras . Para garantir que você està fazendo isso corretamente , respire profundamente , se o seu peito expandir , a sua respiração está muito superficial .

Tente isto novamente até o seu diafragma - a camada de músculo abaixo do seu torax-expandir . Para checkar isso , bote a sua mão no estômago para garantir que este suba com cada inspiração.

Má postura pode restringir o seu diafragma e respiração , efetivamente neutralizando a força da sua voz . Qualquer vez que você falar , garanta que a parte de cima do seu corpo esteja reta e alinhada .Se necessario , use a técnica de imaginar um fio do começo da sua espinha até o topo da sua cabeça e então puxe até ficar esticado. Mas não fiquei muito tenso , garanta que você esteja relaxado comfortavelmente nessa estrutura do seu corpo . Se isso parece não natural , não se preocupe : Amanhã vamos examinar a sua postura com detalhes . ( Style se referi ao dia seguinte das missões ) .


PROBLEMA : VOZ BAIXA ou FRACA
SOLUÇÃO : Ache um lugar grande e aberto . Traga um gravador de voz , um amigo confiável , ou ambos .
Tome 3 passos para longe do gravador ou amigo .
Respire profundamente do diafragma . Segure este , e então bem devegar expire.
Tome mais 2 respirações profundas . Então inspire mais uma vez , e enquanto você expira, diga , usa a sua voz do dia a dia , " Eu posso falar isso sem gritar e ainda vou ser ouvido ".

Agora volte e ouça sua voz no gravador , ou pergunte para o seu amigo como isso soou .Volte para a mesma posição e fale a mesma frase . Desta vez , em vez de falar com o seu amigo ou o gravador , mire a sua voz para um lugar 2 ou 3 metros adiante . Imagine que a sua voz como uma bola de football , viajando pelo campo em direção ao gol . Após , verifique os resultados para aprimoramento .

Tome mais três passos grandes para longe e repita a frase " Eu posso dizer isso sem gritar e continuar sendo escutado " . Tente aumentar o volume da sua voz sem gritar ou mudar o tom da voz .

Tome mais três passos para longe . Lembre de mandar a sua voz com força para o gol , passando pelo ouvinte . Depois , ouça o seu gravador ( ou reação do seu amigo ) e faça uma crítica da sua projeção de voz .Veja o quanto distante você consegue aguentar e mesmo assim ser ouvido claramente sem gritar . Pratique isso até você estar confortável conversando em volumes altos sem mudar o tom da sua voz . Você vai notar que , no processo , você vai passar a falar mais claramente também

Se você foi um conversador quieto a vida toda , chances são que o volume da sua voz na sua cabeça não é o mesmo que o volume que as pessoas ouvem você.Então se você normalmente conversa em um nível 5 , de agora em diante aumente para um 7. Não se preocupe em falar muito alto . É mais provável que os seus amigos irão começar a te elogiar em como claramente você começou a se comunicar.


PROBLEMA : FALAR RÁPIDO

SOLUÇÃO: Falar muito rápido é um dos erros mais comuns de deformação vocal. Não apenas isto faz ser dificil para se entender , como tambèm dá as outros a impressão que você está nervoso , não é confiante , e que o que você tem a dizer não é importante.
Uma voz calma e lenta comanda autoridade .

Para este exercício , sente direito ( com boa postura ) em frente ao gravador de voz ou computador com microfone . Respire profundamente .Agora diga sem reduzir a velocidade a seguinte frase - tudo em uma respiração " Eu não vou mais falar tão rápido e amontoar todas as minhas palavras juntas numa única respiração porque eu tenho muitos pensamentos na minha cabeça e eu estou tentanto tirar todos ao mesmo tempo e eu tenho medo se eu pausar , as pessoas vão para de me ouvir " .

Ouça o gravador . Provavelmente , amontoar uma frase toda junta em apenas uma respiração piorou a sua forma de se expressar e levou você a engolir algumas palavras .

Agora inspire e diga a mesma frase . Mas desta vez , faça tudo exageradamente devagar e deliberativo , pausas bem longas entre as frases : pronuncie cada palavra com cuidado , respire mais vezes do que você senti que precisa . Depois ouça no gravador .

Repita este exercício umas 5 ou 10 vezes , gradualmente aumentado o ritmo , normalizando a sua respiração , e diminuindo as pausas entre as palavras enquanto você se certifica que esta ainda falando devagar e pronunciando cada palavra totalmente . Isto vai parece não natural no começo , mas continue com isso até você achar uma forma de falar confortável e clara que captura a atenção dos outros .
Repita a frase mais vezes em frente a um espelho até você se acostumar com o seu novo ritmo de falar .

Depois que você já alcançou a maestria neste exercício sozinho , a sua voz pode muito bem acelerar novamente em situações sociais . Então garanta que você monitore a si mesmo , e respire e desacelere logo que você pegar a si mesmo falando rápido.

Assim como aumentar o volume da sua voz , isto pode demorar um pouco para o seu ouvido interno se acostumar com a mudança . Você pode pensar que está aborrecendo os outros , mas você não está . Pessoas que falam rápido muitas vezes descobrem que , mesmo que elas falem mais devagar para o que parece ser um eterno rastejamento , elas ainda assim falam mais rápido que todo mundo no local .

PROBLEMA : PAUSAS MENTAIS ( ou como diz o Style "peidos mentais " )
SOLUÇÃO : Peidos mentais , ou pausas são o inimigo da confiança .
Quer você saiba ou não o que é um peido mental , tente este exercício antes de ler mais .

Grave a si mesmo falando com um amigo . Ou leve um gravador com você ao sair de casa , ou grave o fim da conversa na próxima vez que estiver ao telefone .
Bote para tocar novamente e cuidadosamente copie as primeiras frases . Garanta que você escreva Caaaada palavra que você disser. Não deixe nada de fora .
Agora de uma olhada o que você escreveu . Você reparou as palavras "um " ou "uh " em algum lugar ? E quanto a " você sabe " , " como " , ou " o que for " ? ( Esta é uma tradução do inglês , para português eu diria " Bom " , " bem " , " humm " , " Ah.. " , "Olha ".. ). Estas são conhecidas como pausas , ou peidos mentais .

Nós aprendemos a usar essas expressões sem sentido por diversas razões : como marcadores , para garantir que nós não percamos a atenção de ninguém enquanto nós pensamos o que dizer em seguida , e como um sistema de sonar , para garantir que outras pessoas entendam ou concordem com o que estamos dizendo .
Mas você sabe qual mensagem essas pausas realmente transmitem aos outros ?
Insegurança.

Pausar por um momento não vai te levar a perder a atenção de ninguém . Sempre fale como se você fizesse sentido total - mesmo que você não pense que esteja . O fato é , a forma como você se comunica é mais importante para a impressão , do que o que você diz .

Agora ouça por 10 minutos a conversa gravada . Escreva cada pausa que disser , então leia elas em voz alta ( ao menos que o papel esteja em branco , nesse caso você deveria se candidatar imediatamente para um trabalho de repórter televisivo ) . Repita elas até que estejam impressas na sua mente para que você esteja consciente delas durante futuras conversas . De agora em diante , vá mais devagar e conscientemente escolha cada palavra ao falar .

O segredo para eliminar pausas - e quebrar a maioria dos outros hábitos ruins - é se tornar auto corretor . Em outras palavras , ouça a si mesmo ao falar . Se você notar um peido mental , pare , corriga a si mesmo , e repita a frase sem a pausa . Isto talvez também posso ser ajudado se você carregar uma lista de pausas com você , como um lembrete para monitorar o seu discurso para esses pequenos indicadores de insegurança .


PROBLEMA : VOZ MONÓTONA
SOLUÇÃO : Se você zumbe como um professor velho de geografia quando fala , se os seus amigos fecham os olhos quando você conta uma história , se os seus colegas focalizam a meio metro das suas apresentações , você pode muito bem ter uma voz monótona .

Aqui um resumo de uma história sobre uma criança . Leia ela em voz alta no seu gravador :

" Leopold Elfin tinha um problema . O seu nariz apitava . Ele não podia resolver isso . Todo o momento em que ele respirava pelo nariz , saia um barulho . Não um assobio silencioso que ocasionalmente é emitido pelas narinas de homens com o triplo de sua idade , mas um alto , estridente som agudo , como um guarda de transito apitando para para o tráfego parar. Leopoldo tinha noção do seu problema , mas ele nunca tinha ido a um médico , imaginando que isso fosse mais um problema de anatomia que de medicina . Talvez este fosse o seu septo apertado , ou suas estreitas narinas ovais que eram responsáveis pela sua deficiència social ."

Agora volte , e bote pra tocar . Se possível , ouça esta com um amigo ou membro da família para ter uma opnião mais objetiva .

Você tem uma voz dinamica de contador de história , o tipo que suga os ouvintes para o mundo em que você está descrevendo ? Ou você tem uma voz monótona , o tipo que os ouvintes tendem a desintonizar ( mudar de estação ) ?

Se você é o ùltimo , entao ligue a televisão . Ache um apresentador masculino , comediante , ou outro repórter com uma voz dinâmica que você goste . Ouça ele falando . Preste atenção para cada detalhe e nuancia que a voz dele faz . Note como ele está presente no material , como a voz dele é rodeada de energia , calor e imediatismo / urgência .

Na próxima , tente repitir o que ele diz , usando exatamente as palavras dele , tom e estilo . Quando você sentir que você está pronto para conver um pouco das qualidades dele , volte para a história de Leopold.Leia ela novamente para o gravador , usando as técnicas que você aprendeu .Experimente com mudança de volume , timbre, velocidade ,tom , ritmo , e deixa a voz fluir enquanto você lê . Tente enfatizar palavras diferentes , criando pausas onde elas normalmente não teriam , diminuindo ou alongando palavras , e falando em diferentes vozes e acentos . Leia a história varias vezes , e não tenha medo de ficar bobo se isso ajuda você a romper com as sua limitações .

Quando você tiver acabado , leia o parágrafo mais uma vez . Desta vez , imagine que você esteja gravando um livro numa fita para crianças . Compare esta nova versão com a sua original - e descubra o grande contador de historia escondido dentro de você.

PROBLEMA : DECLARAÇÕES QUE SOAM COMO PERGUNTAS
SOLUÇÃO : Sente se , bote o seu confiável gravador em frente a você.

Para o seu exercício vocal final , imagine que o gravador de voz é o seu amigo . E este amigo não gosta de peixe . O seu objetivo é convencer ele a tentar shushi esta noite com você.
Quando você terminar , toque novamente o gravador . Ouça com cuidado. Por acaso a sua voz sobe um pouco no final de cada declaração ?
Se sim , você vai notar que as suas frase soam como perguntas . E que isso faz você parecer incerto sobre si mesmo .

Palestrantes persuasivos acabam as suas frases - e o seu argumento - conclusivamente.
Se as suas frases acabam num tom mais alto do que quando você começou , grave o mesmo discurso novamente . Desta vez , seja firme . Em vez de fazer perguntas que imploram por afirmação , faça discursos com frases definitivas que demonstram a sua convicção. E garanta que o discurso não sai do curso para uma tagarelice estranha e repetição , mas ao contrário venha de uma conclusão definitiva e poderosa . Parece que você sabe o que você está falando e acredita em cada palavra que você diz . Mesmo que aconteça de você não gostar de sushi.

Quando você tiver a maestria neste quesito , você está pronto .
Parabéns .
Porém , só porque você está apto a identificar e corrigir esses cinco maiores problemas vocais hoje não quer dizer que o problema já está resolvido . Refaça esses exercícios 2 vezes na semana . E qualquer hora que você estiver numa conversa , monitore a sua postura , respiração e velocidade . Se você pegar a si mesmo recaindo no erro , corriga a si mesmo . Depois de algum tempo , você vai notar que não apenas as mulheres vão colar em cada uma de suas palavras , você também vai ter o seu própio show de rádio .

--- // ---

Texto original : Livro Stylelifechallenge 2007 Day 3 Vocal training

Henry highest level

Nenhum comentário: